Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP)

Definição
Os sistemas de planejamento de recursos empresariais, integram o planejamento, o gerenciamento e o uso de todos os recursos da organização. O objetivo principal dos sistemas de ERP é integrar de perto as áreas funcionais da organização e permitir o fluxo transparente de informações entre as áreas funcionais. A integração de perto significa que as mudanças em uma área funcional são imediatamente refletidas em todas as outra áreas funcionais pertinentes.

Características
O software de ERP inclui um conjunto de módulos de software interdependentes, ligados a um banco de dados comum, que apóiam os processos empresariais internos nas seguintes áreas funcionais: finanças e contabilidade, fabricação e produção, vendas e marketing  e recursos humanos. Os módulos são criados em torno de processos empresariais predefinidos, e os usuários os acessam por meio de uma única interface.

Vantagens
Os sistemas de ERP oferecem as informações necessárias para controlar os processos empresariais da organização. 
As vantagens de um sistema de ERP são demonstradas no caso da Under Armour.

Desvantagens
Apesar de todos os benefícios, os sistemas de ERP possuem duas desvantagens. Para começar, podem ser extremamente complexos, caros e demorados de implantar. Além disso, as empresas podem ter de mudar os processos empresariais existentes para se ajustarem aos processos empresariais predefinidos do software. Para empresas com procedimentos bem estabelecidos, esse pode ser um problema enorme. Finalmente, as empresas precisam adquirir o pacote de software inteiro, mesmo que precisem apenas de alguns dos módulos. Por esses motivos, o software de ERP não é atraente para todos.

Principais fabricantes
O principal fornecedor são a Oracle e a PeopleSoft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário