Sistemas Auxílio de Escritório - SAE

Um navegador, também conhecido pelos termos inglesses web browser ou simplesmente browser, um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da internet, também conhecidos como páginas da web, que podem ser escritas em linguagens como HTML, ASP, PHP, com ou sem linguagens como o CSS e que estão hospedadas num servidor web. A finalidade principal do navegador é fazer-se o pedido de um determinado conteúdo da Web, e providenciar a exibição do mesmo. Geralmente, quando o processamento do ficheiro não é possível através do mesmo, este apenas transfere o ficheiro localmente.

Navegadores mais utilizados nos dias atuais são:
- Internet Explorer
- Chrome do Google
- Mozila Firefox

Processador de Texto
Um processador de texto é um programa usado para escrever no computador. Com ele, é possivel criar desde documentos simples até arquivos profissionais, que são mais complexos, tais como: fax, cartas, currículos, ofícios, procurações e apostilas.
Um processador de texto é essencialmente um programa que simula o funcionamento de uma máquina de escrever, mas com recursos que facilitam e agilizam a produção, edição e finalização de texto.
Exemplo: Microsoft Word, o mais utilizado.

Planilhas Eletrônicas
Planilha eletrônica, ou folha de cálculo, é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados. Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas. O nome eletrônica se deve à sua implementação por meio de programas de computador.
Os mais conhecidos são: Os mais conhecidos são Microsoft Excel, Lotus123 e o OpenOffice.org, Calc.


Apresentação Gráfica
É um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas. É usado em apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar: imagens, sons, textos e  vídeos que podem ser animados de diferentes maneiras. 

Exemplo: Microsoft PowerPoint 


Gerenciador de banco de dados
É o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. 
Todas as organizações, por menor que sejam, possuem quantidades cada vez maiores de dados e informações a armazenar. Todavia, a manipulação destas informações se tornou impossível de ser realizada manualmente (via papéis, principalmente), pois sua utilização além de demorada (devido a catalogação dos dados) é passível de erros principalmente ocasionados pelo desgaste do operador em conseguir resgatar informações requisitadas. Nesse sentido, torna-se mais fácil encontrar a informação numa base de dados que recorre a uma das tecnologias de informação de maior sucesso e confiança. Ou seja, as bases de dados estendem a função do papel ao guardar a informação em computadores.
Um sistema de gerenciamento de banco de dados implica a criação e manutenção de bases de dados, elimina a necessidade de especificação de definição de dados, age como interface entre os programas de aplicação e os ficheiros de dados físicos e separa as visões lógica e de concepção dos dados. Assim sendo, são basicamente três os componentes de um SGBD:
  • Linguagem de definição de dados (especifica conteúdos, estrutura a base de dados e define os elementos de dados);
  • Linguagem de manipulação de dados (para poder alterar os dados na base);
  • Dicionário de dados (guarde definições de elementos de dados e respectivas características – descreve os dados, quem os acede, etc. [questões de informação]). (Gouveia; 2009).
Exemplo: Microsft Access


Principais Swites
- Microsoft Office
Microsoft Office é uma suíte de aplicativos para escritório que contém programas como processador de texto (Word), planilha de cálculo (Excel), banco de dados (Também conhecido como DB "Data Base"), apresentação gráfica (PowerPoint) e gerenciador de tarefas, de e-mails e contatos.
A suíte vem acrescentando com o tempo cada vez mais funcionalidades nos seus aplicativos. Ela é vendida em várias versões, de acordo com a quantidade de programas incorporados e com o perfil de usuários ou empresas. 


- BR Office
BrOffice era o nome adotado no Brasil da suíte para escritório gratuita e de código aberto LibreOffice. O BrOffice incluía seis aplicativos: um processador de textos (o Writer), uma planilha eletronica de cálculos (o Calc), um editor de apresentações (o Impress), um editor de desenhos vetoriais (o Draw), um gerenciador de banco de dados (o Base) e um editor de fórmulas científicas e matemáticas (o Math).


- Corel Office
O Corel Office é uma nova suíte moderna para projetos de apresentação, planilhas e processamento de texto. Projetado para o trabalho que você faz em casa, ele oferece uma interface simples e moderna com barras de navegação com guias, para navegação rápida. O Corel Office é fácil de aprender e de usar, é compatível com o Microsoft Office e está disponível por uma fração do preço de outros softwares líderes para escritório.
WordPerfect - Processador de texto
Corel Designer: software profissional para ilustrações técnicas.
Corel Painter - Programa que emula mídia natural (tinta, crayons, pincéis, etc.)
Corel Quattro Pro - Programa de planilhas eletrônicas adquirido


Nenhum comentário:

Postar um comentário