Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)

Definição
Geneticamente um sistema de apoio á decisão, SAD é um sitema de informação computadorizados que combina modelos e dados em uma tentativa de resolver os 
problemas semi-estruturados e alguns problemas  não-estruturados, com intenso envolvimento do usuário. Os modelos são representações simplificadas da realidade. 

As empresas estão usando os SADs por muitos motivos:
  • Podem realizar inúmeras tarefas para a tomada de decisão pelos gerentes.
  • Podem examinar varias alternativas muito rapidamente.
  • Podem realizar uma analise de risco sistemática.
  • Podem ser integrados a sistemas de comunicação e bancos de dados.
  • Podem ser usados para apoiar o trabalho em grupo.
Características e Habilidades dos SAD's
Os SADs podem manipular dados , aprimorar o aprendizado e contribuir para todos os nivéis de tomada de decisão, também utilizam modelos matemáticos. Por fim possuem habilidades relacionadas de análise de sensibilidade, análise de variações hipotéticas e análise de busca de metas.
Análise de sensibilidade: É o estudo do impacto que as mudanças em uma uo mais partes de um modelo de tomada de decisão acarretam sobre as outras partes.Geralmente, verificamos o efeito que as mudanças nas variáveis de entrada causam sobre as variáveis de saída.
Este tipo de analise torna o sistema flexível e adaptável a condições mutaantes e as diversas exigências da diferentes situações de tomada de decisão, alem de permitir entender melhor o modelo  e o problema que ele simula descrever.
Análise de variação hipotética: tenta determinar o impacto que  uma mudança nas suposições causa sobre a solução proposta.
Análise de busca de metas: representa um método de solução retroativa, tenta descobrir o valor das entradas necessárias para alcançar determinado nível de saída.

Estruturas e componentes de um SAD
Consiste dos seguintes componentes:
Subsistemas de gerenciamento de dados : É semelhante a qualquer outro sistema de gerenciamento de dados. Ele contem todos os dados que influem da varias fontes. Os dados são extraídos antes de sua entrada em banco de dados SAD ou em um data warehouse.
Subsistemas de gerenciamento de modelos: Contem vários modelos completos e os elementos básicos necessários parardesenvolver aplicações de SAD, inclui o software padrão com modelos financeiros, estatísticos, de ciência administrativa ou outros modelos qualitativos.
Interface com o usuário: Abrange todos os aspectos da comunicação entre os usuários de SAD. proporciona grande parte da capacidade, flexibilidade e facilidade de uso do SAD, baseados na web  e algumas são complementados por voz.
Usuários: A pessoa envolvida com o problema ou decisão que o SAD tem a função de apoiar é considerada o usuário, gerente ou o tomados de decisão, possuindo duas classes: gerentes e especialistas de equipes.
Subsistemas baseados em conhecimento:  Essa especialização pode ser oferecida por  um sistema baseados em conhecimento, como um sistema especialista.
Em alguns casos o componente relativo ao conhecimento consiste em um ou mais sistemas especialista (ou outro sistema inteligente), ele extrai inteligencia da base de conhecimento da organização.

Funcionamento do SAD
As aplicações de SAD são uma combinação de modelos analíticos de diversa ordem, bases de dados especializadas, e um processo informático interactivo de modelação, de apoio à tomada de decisões semi-estruturadas ou não estruturadas, uma vez que as decisões estruturadas estão perfeitamente enquadradas e não necessitam de apoio à sua tomada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário