Sistemas de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM)

Definição
Refere-se ao fluxo de materiais , informações, dinheiro e serviços de fornecedores de matéria prima, passando por fabricas e armazéns, até os clientes finais.Uma cadeia de suprimentos também inclui as organizações e os processo que criam e entregam produtos, informações e serviços aos clientes  finais.

Funções
A função de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM)  planejar, organizar e otimizar as atividades da cadeia de suprimentos Os SCM utiliza sistemas de informação. O objetivo é reduzir o atrito ao longo da cadeia de suprimentos.
De modo significativo os sistemas de SCM são um tipo de sistemas de informação interorganizacional .
Um sistemas de informação interorganizacioal  envolve fluxos de informação entre duas ou mais organizações.

Tarefas Realizadas
  • Conectando os sistemas de informação  de parceiros  comerciais, os SIIs permitem que os parceiros realizem diversas tarefas;
  • Reduzir os custos das transações  comerciais de rotina;
  • Melhorar a qualidade do fluxo de informações  reduzindo ou eliminando  erros;
  • Reduzir o tempo  do ciclo envolvido na realização de transações comerciais;
  • Eliminar o processamento em papel e as ineficiências e custos associado;
  • Facilitar a transferência  e o processamento  de informações para os usuários.

Tecnologias de Suporte
Considerando uma visão industrial, uma das ferramentas que auxiliam o SCM são os sistemas de informação ( SIs). Os SIs estão diretamente ligados a tecnólogia de informação (TI), que por sua vez é apresentada por meio de softwares que permitem ás empresas falarem entre si  a mesma língua.
Com os avanços tecnológicos da informação, aumentaram as oportunidades de desenvolvimento de novas ferramntas que informam a  toda a empresa o seu andamento. Antigamente essas tecnólogia eram limitadas a algumas informações. Históricamente se sabe que essas tecnólogias tiveram como pioneirismos a divulgação de informações relaciondas ás transações  contábeis da empresa.
A partir da decáda de 1960, durante a proximadamente 30 anos esta evolução da TI esteve direcionada ao controle de estoques a ao planejamento das necessidades de materiais (MRP I, E II managemente requeremente planning softwares desenvolvidos para as necessidades da epóca).

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