Sistemas de Informação Gerenciais (SIG)

Definição
Os sistemas de informações funcionais, também denominados sistemas de informações gerenciais e sistemas de informações de área funcional, oferecem informações aos gerentes (normalmente, gerentes de nível intermediário) das áreas funcionais.

Características
Os gerentes utilizam essa informação como apoio no planejamento, na organização e no controle de operações. As informações são fornecidas em relatórios de rotina, como vendas diárias, despesas mensais e folhas de pagamento semanais.

Atividades apoiadas pelo SIG
Cada SIG gera relatórios em sua área funcional. O SIG também envia informações ao data warehouse corporativo e pode ser usado para o apoio à decisão. Um SIG produz principalmente três tipos de relatórios: rotina, ocasionais (por demanda) e exceção.
- Relatórios de rotina são produzidos em intervalos programados, variando desde relatórios de controle de qualidade por hora até relatórios mensais de taxas absenteísmo.
- Relatórios ocasionais são informações especiais, que não estão incluídas nos relatórios de rotina. Esses relatórios também podem incluir solicitações para os seguintes tipos de informações:
  • Relatórios detalhados: que demonstram um nível maior de detalhes; por exemplo, um gerente pode examinar as vendas por região e decidir "detalhar mais" para as vendas por lojas, e depois as vendas por vendedor.
  • Relatórios de indicadores principais: que resumem o desempenho de atividades críticas; por exemplo, um diretor financeiro pode querer examinar o fluxo de caixa e a quantidade de dinheiro disponível.
  • Relatórios comparativos: que comparam; por exemplo, os desempenhos de diferentes unidades de negócios ou períodos de tempo.
- Relatórios de exceção:  incluem apenas as informações que estão fora de padrões limite. Para implementar o gerenciamento por exceção, a gerência primeiro define padrões de desempenho. Os sistemas são, então configurados para monitorar o desempenho (por meio dos dados que chegam sobre as transações comerciais, como as despesas), comparar o desempenho real com os padrões e identificar exceções predefinidas. Os gerentes são avisados das exceções por meio de relatórios de exceção. 

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