Sistemas de Comércio Eletrônico


Comércio Eletrônico é uma das áreas mais promissoras de aplicação das Tecnologias da Informação pela sua crescente penetração em todos os setores da economia mundial. Os sistemas de comércio eletrônico conjugam a automação do processamento de transações comerciais com a facilidade de acesso provida por redes de comunicação como a Internet. 
Um pilar fundamental dessa nova área são os servidores de comércio eletrônico, responsáveis em última instância pelo provimento dos serviços. Eles devem satisfazer requisitos como executar as transações corretamente, garantir a integridade dos dados e a segurança, além de personalizar os serviços de acordo com as preferências e hábitos dos clientes.

Vantagens;
•Atingir um mercado global;
•Ter um vendedor 24 horas/dia;
•Ter um novo canal de vendas e de marketing.
•Atendimento personalizado;
•Melhor conhecimento e integração das empresas
com seus clientes;
•Redução de custos de estoques;
•Redução de custos de vendas;
•Integração de clientes e fornecedores;


Tipos;
business-to-consumer  e    business-to-business
Soluções business-to-consumer envolvem processos de
compra e venda via Web diretamente para pessoas que
irão usá-las.
Soluções business-to-business envolvem a construção
de parcerias entre empresas e seus fornecedores, de
forma a se comunicarem com mais eficiência e
atenderem melhor a seus clientes.


Business to Consumer;
A aplicação provê coisas como:
•Pesquisa em base de produtos armazenada em BD;
•Armazenamento do pedido e das informações do
cliente em banco de dados;
•Cesta de compras;
•Envio automático da ordem de compra para ser
processada;
•Controle de estoque, marketing, pagamento on-line;
•Registro financeiro das operações do site;

O ideal é se ter garantia de privacidade e também possibilidade de pagamento on-line.  Isso aumenta a
confiança dos clientes e a eficiência de todo o processo. No pagamento on-line, o cliente informa o seu cartão de crédito para o site.


Segurança;
Em 1994 surge o padrão SSL (Secure Sockets Layer). O SSL é um padrão para comunicação encriptada
entre browser e servidor Web, implementando o HTTPS.
Pode ser usado para quaisquer tipos de transmissões em que se queira segurança, não só para comércio
eletrônico. O SSL garante: privacidade, integridade e autenticação.
Fonte: http://homepages.dcc.ufmg.br/~mateus/compmovel/aula7.pdf


Uma das sugestões mais dadas para garantir as informações para realização de qualquer transação comercial, é o uso de encriptação com chaves públicas ou não. Entretanto, isso traz sérios problemas. Alguns seriam de ordem legal, com relação a exportação e restrições de patente de software. Outros seriam bem piores, se relacionando com a interoperabilidade, pois não há padrões. Corre-se o risco de limitar-se os clientes a este ou aquele browser, por exemplo.
Existem também algumas sugestões no sentido de se desenvolver software que encriptem e desencriptem os pacotes sigilosos enviados. Só que se termina no mesmo ponto da interoperabilidade, pois vendedor e comprador teriam que ter o software de encriptação e desencriptação.







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